quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Indo até Samaria



“E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.” (João 4:4)


Quando lemos o Novo Testamento percebemos que a nação de Israel era dividida em três regiões principais. As províncias da Judéia, Galiléia e Samaria. A Judéia compreendia toda a região no sul do país, onde se encontrava dentre outras cidades, Jerusalém, a capital do país.
A região norte era chamada de Galiléia. Entre a Judéia e a Galiléia, na região central do país havia a Samaria. Os samaritanos, moradores de Samaria, eram desprezados pelos judeus. Havia uma rixa imensa entre judeus e samaritanos, a ponto dos judeus nem ousarem pisar os pés em terras samaritanas.
Ao lermos o capítulo quatro do evangelho de João, vemos Jesus acompanhado de seus discípulos, saindo da Judéia, desejando ir a Galiléia. Nesse momento Jesus deixa claro que eles entrariam em Samaria. Um judeu faria de tudo para não passar por Samaria, dando uma “volta” enorme para se afastar dos samaritanos.
Jesus insistiu em seu propósito de passar em Samaria. Muitos dos samaritanos creram em Jesus. “Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra,” (João 4:40-41).
Irmãos, se Jesus e os discípulos, como todos os demais judeus, não tivessem passado por Samaria, o que seria daquelas pessoas?Não teriam elas conhecido a Cristo? Não teriam ouvido as palavras de Jesus? Nos planos de Deus, era necessário passar por Samaria.
Irmãos, temos uma Samaria hoje. Existem terras samaritanas ao nosso redor. Todo lugar onde o evangelho precisa ser pregado e todo coração que não conhece a Cristo é terra samaritana onde a Palavra de Deus nos diz: É necessário passar por Samaria.
Testemunhemos de Jesus ousadamente, confiantes que pela Palavra de Deus muitos virão a Cristo. Seja um instrumento de Deus na conversão de vidas!

Rev. Márcio V. Breder

Nenhum comentário:

Postar um comentário